Celebração de Corpus Christi em Belo Horizonte destaca tradição e fé

Procissão e confecção de tapetes decorativos na Avenida Afonso Pena marcam a Solenidade.

O Santuário São José se prepara para a celebração da Festa de Corpus Christi no dia 30 de maio. Esta festividade reunirá milhares de fiéis católicos para celebrar esta data tão importante.

Conhecida pelos seus lindos tapetes de serragem, que se tornam verdadeiras obras de arte, a festividade contará com a participação de dezenas de voluntários na confecção de um extenso tapete na Avenida Afonso Pena, uma das principais vias de Belo Horizonte. Este tapete unirá o Santuário da Santíssima Eucaristia (Igreja da Boa Viagem) ao Santuário São José. Os preparativos para a montagem dos tapetes começarão na quarta-feira, 29 de maio, às 18h, e continuarão na manhã de quinta-feira, 30 de maio, a partir das 6h.

A Missa Solene acontecerá às 17h, na Igreja da Boa Viagem, seguida de uma procissão. Esses tapetes, cuidadosamente confeccionados e coloridos pelos voluntários, formarão um lindo caminho por onde o Santíssimo Sacramento passará, marcando o trajeto da Igreja da Boa Viagem até o Santuário São José.

No Dia de Corpus Christi, a Igreja no mundo inteiro celebra o Mistério da Eucaristia – Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A celebração refere-se à instituição da Eucaristia, recordando a Última Ceia de Jesus Cristo com os Apóstolos. Instituída em 1264 pelo Papa Urbano IV, inspirado pelas revelações da freira belga Juliana de Mont Cornillon, a Festa de Corpus Christi é celebrada sempre na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade. Esta tradição de 760 anos é uma expressão de aclamação e louvor ao Corpo de Cristo, que permanece presente na vida dos católicos.

O Santuário São José preparou uma programação especial para celebrar o dia, que inclui Missas às 7h e às 8h. Também haverá adoração ao Santíssimo Sacramento às 12h. "Esperamos que uma grande multidão participe deste momento tão importante para a nossa Igreja. Os membros dos Santuários da Boa Viagem e de São José se unem para confeccionar os lindos tapetes de serragem, que serão o caminho pelo qual Jesus passará," afirma Pe. José Luís Queimado, Pároco e Reitor do Santuário São José.

Programação completa Celebração de Corpus Christi 2024 Santuário Arquidiocesano São José

Dia 30/05 (quinta-feira)

• Montagem dos tapetes: Dia 29/05 a partir das 18h e dia 30/05 a partir das 06h

• Horários de Missas: 07h e 08h

• Adoração Ao Santíssimo Sacramento: 12h

• Missa Solene de Corpus Christi: 17h na Igreja da Boa Viagem, seguida de procissão pela Avenida Afonso Pena até o Santuário São José.

• Bênção Solene após a procissão e Adoração do Santíssimo exposto.