Em janeiro de 1900, Belo Horizonte contava com apenas 14 mil habitantes e somente uma paróquia, quando o então Bispo de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta, convidou os missionários redentoristas holandeses para assumirem o trabalho pastoral e missionário na nova capital. Eles tomaram posse da Paróquia São José, a segunda paróquia criada na cidade, tendo à frente o padre Pedro Beks.

Inicialmente, os serviços religiosos eram prestados na capela de Santo Antônio, que ainda existe, na confluência das ruas Tamóios com São Paulo. Foi deixado ao Pe. Pedro a escolha do terreno para a construção da nova matriz e ele optou pela colina situada entre as ruas Tamóios e Espírito Santo, com frente para a avenida Afonso Pena.

Em 20 de abril de 1902 foi lançada a pedra fundamental da nova matriz e em 1904 começou a ser usado o recinto para funções religiosas, mas sua conclusão se deu no ano de 1910.

Em 19 de março de 2021, ano de São José proclamado pelo Papa Franscisco, a Igreja São José foi elevada a Santuário.

O projeto arquitetônico é do engenheiro Edgard Nascentes Coelho, o construtor foi o Irmão leigo redentorista holandês Gregório Mulders. As escadarias monumentais foram projetadas e executadas por outro Irmão leigo redentorista e holandês, Verenfrido Vogels.

A matriz tem 60 metros de comprimento e 19 de largura, construída em estilo “neomanuelino” com fortes influências holandesas, a Igreja São José tem a forma de uma perfeita cruz latina, e ocupa o centro do quarteirão. Vista do Edifício Acaiaca, parece estar em cima de um cálice, formado pelas escadarias e pelas subidas laterais.

Teve uma decoração interior iniciada em 1911, e abriga os capitéis das belas colunas no estilo coríntia, o grandioso presbitério. A pintura interna da igreja foi feita em um ano pelo artista alemão Guilherme Schumacher, que entregou a obra em fins de 1912 e recebeu pelo trabalho 19 contos de réis. Quem admira hoje o interior da Igreja, percebe que as pinturas se sobressaem pela variedade de cores.

No altar-mor, um belíssimo painel retrata a Santíssima Trindade no meio de muitos anjos e santos. No presbitério, aparecem no teto a imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus e 40 medalhões com os antepassados de Jesus desde Abraão até São José. Nas paredes estão os quatro evangelistas, e ao lado das janelas inferiores, os doze Apóstolos. No alto dos arcos vemos seis Doutores da Igreja e São José, padroeiro da igreja.

Nos altares laterais do lado direito, há cenas da vida de Santo Afonso, a promessa da Redenção feita a Adão e Eva e a aparição de Nossa Senhora de Lourdes a Bernadete. Do lado esquerdo, é narrada a história do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e encontramos o Calvário e a aparição do Sagrado Coração a Santa Margarida Maria.

No corpo da igreja, no alto, estão de um lado 14 santos e, do outro, 14 santas, sendo que esta separação reflete o costume da época de estarem separados os homens das mulheres dentro das igrejas. Na beira do teto, oito quadros (4 de cada lado) mostram a história de São José. No fundo da igreja há dois painéis apresentando José do Egito vendido pelos irmãos e exaltado num carro de triunfo. Nas naves laterais, as constelações dos zodíacos indicam que Deus é o Senhor de todas as forças cósmicas e da história. O convento da rua Tupis, onde sempre moraram os padres, data de 1902 e até hoje mantém o estilo europeu original, com a fachada em tijolos a vista.

Localizada estrategicamente no centro da capital mineira, possui um parque de estacionamento e uma área de muito verde para quem a visita. O Santuário São José é um dos mais notáveis monumentos construídos em Belo Horizonte. Recebe um público aproximado de 1.500 pessoas diariamente e de cinco mil nos finais de semana.
Nosso Santuário permanece aberto todos os dias para te receber!

(Missionários Redentoristas)